Classes
RG65
História da Classe
Criada oficialmente na Argentina na década de 1950
por Juan Gherz, esta classe caracteriza-se por ser
praticamente livre em termos de projeto, havendo
limites no casco, área vélica e comprimento de
mastro, com base nas regras da RG65 ICA -
Associação Internacional da Classe RG-65. Trata-se
de uma classe de veleiros RC muito desenvolvida na
América do Sul e com grande crescimento mundial
no Conselho mundial da RG65 ICA. A ABC RG-65 -
Associação Brasileira da Classe RG65 é a entidade
suprema da classe RG-65 no Brasil, filiada à RG65
ICA - Associação Internacional da Classe RG-65.
Tem como funções principais: coordenação,
divulgação, cadastramento de velejadores,
administração dos numerais, bem como fazer cumprir
as regras da classe, coordenar eventos oficiais e
objetivar o desenvolvimento da referida classe em
âmbito nacional
Célio A.V. de Souza
Coordenador da Classe RG65
coordenaçao_classe65@abvrc.com.br
MEDIDORES OFICIAIS
Carlos Weiss
Medidor oficial
Características técnicas
Comprimento do casco: 65cm (+/- 0,5)
Boca máxima: liberada
Pontal: Liberado
Peso mínimo: liberado
Peso máximo: liberado
Mastro: 110cm de altura
Área vélica máxima: 2250cm²
IOM
International One Meter
História da Classe
O veleiro 1 metro internacional (IOM) foi criado por
Jan Dejmo, com o apoio de Graham Bantock e do
comitê permanente da ISAF-Rádio Sailing Division
(atual IRSA), posteriormente aprovado pela ISAF (
atual World Sailing), em 1988. A intenção na sua
criação foi a de reunir diversos projetos de veleiros
da classe "1 metro" com características diferentes
que existiam em diversos países, unindo todos em
uma única classe de veleiros, com apenas uma regra
e um maior número de restrições. Projetos de baixo
custo e de fácil construção são os objetivos da classe
1 metro internacional. Como resultado temos
atualmente o mais popular veleiro R/C em todo o
mundo. A ABC 1M - Associação Brasileira da Classe
1 Metro é o organismo supremo da classe 1 Metro no
Brasil. É filiada à ABVRC - Associação Brasileira de
Veleiros Rádio Controlados e à IOMCA -
International One Meter Class Association. É a
responsável pelo gerenciamento e distribuição dos
numerais de vela, pelo registro dos barcos e suas
medições, conforme as regras de construção da
classe IOM (International One Meter) emitindo os
respectivos certificados de medição e
propriedade.Supervisiona e coordena todas as
regatas oficiais da classe 1Metro no Brasil.
Denis Astbury
Coordenador da Classe 1 Metro
coordenacao_classeiom@abvrc.com.br
MEDIDORES OFICIAIS
Roberto Lindstaedt
Cláudio Vaz
Sérgio Hoefel
Caracteríticas técnicas
Comprimento do casco: 1,00 metro
Peso mínimo incluindo equipamentos de bordo: 4,0kg
Membros
ULY
1 Metro Unión Latino Americana de Yates R/C
História da Classe
O veleiro 1 metro monotipo ULY foi ficialmente criado
no Brasil em 1993, destaca-se por possuir maior
número de restrições em suas regras com relação as
do veleiro IOM, e portanto, enquadra-se
perfeitamente dentro das regras da IOM. Trata-se de
um projeto totalmente brasileiro, que visa um baixo
custo de construção e principalmente a característica
de MONOTIPO. Em função disto, foi adotado pelos
países latinos americanos, sob a coordenação da
Union Latinoamericana de Yates R/C como veleiro
oficial, tornando-se um grande sucesso. Foram
construídos na América do Sul aproximadamente 500
veleiros. A ABC1M - Associação Brasileira da Classe
1 Metro é o organismo supremo da classe 1 Metro no
Brasil. É a responsável pelo gerenciamento e
distribuição dos numerais de vela, pelo registro dos
barcos e suas medições, conforme as regras de
construção da classe 1M-ULY (1 Metro da Unión
Latinoamericana de Yates R/C) emitindo os
respectivos certificados de medição e
ropriedade.Supervisiona e coordena todas as regatas
oficiais da classe 1 Metro no Brasil.
Denis Astbury
Coordenador da Classe 1 Metro
coordenacao_classeiom@abvrc.com.br
MEDIDORES OFICIAIS
Roberto Lindstaedt
Cláudio Vaz
Sérgio Hoefel
Caracteríticas técnicas
Comprimento do casco: 1,00 metro
Boca máxima: 0,25m
Pontal: 0,40m
Peso excluido conjunto de baterias: 3,85KG
Peso mínimo incluindo equipamentos de bordo: 4,0kg
Peso máximo incluindo equipamentos de bordo:
4,35kg
Membros
História da Classe
O surgimento da Classe M (marblehead) em maio de
1931 nos Estados Unidos deu-se em circunstâncias
especiais. Antes dele, duas classes oficialmente
reconhecidas, a Classe “A” e a “6M”, que eram
maiores que a Classe M. Procurando simplificar, o Sr.
Roy L. Clough, naquela época Comodoro do
Marblehead Yacht Club, na cidade de Marblehead,
Massachussetts, USA, idealizou um modelo de barco
que tivesse como limite o comprimento de 50
polegadas e a área vélica de 800 polegadas
quadradas, isto para facilitar manobras em
navegação e o transporte do veleiro. A popularidade
da classe Marblehead (M) foi praticamente
instantânea. Por volta de 1934, já existiam mais de
1.000 barcos em uso nos Estados Unidos. Em
agosto de 1937, este pequeno veleiro foi oficialmente
reconhecido pela I.Y.R.U. - International Yacht Racing
Union (atual WS - World Sailing) e pela I.M.Y.R.U. -
International Model Yacht Racing Union (atual IRSA -
International Radio Sailing Association), participando,
naquele mesmo ano, da Regata Fleetwood
International. Desde seu lançamento até os dias de
hoje estima-se que já foram construídos mais de 1
milhão de veleiros. As poucas restrições de design
impostas pelas regras permitiu que os veleiros da
classe M fossem evoluindo ao longo dos anos,
buscando novos conceitos que proporcionassem
uma melhor performance em todos os tipos de vento.
Os barcos atuais costumam apresentar um desenho
bem estreito, quilha muito longa e normalmente
utilizam mastros giratórios. Materiais exóticos
extremamente leves e resistentes, como a fibra de
carbono, são amplamente empregados na sua
construção.
A ABCM - Associação Brasileira da Classe
Marblehead é o organismo supremo da classe no
Brasil, filiada à ABVRC - Associação Brasileira de
Veleiros Rádio Controlados e IMCA International
Marblehead Class Association.É a responsável pelo
gerenciamento e distribuição dos numerais de vela,
pelo registro dos barcos e suas medições, conforme
as regras de construção da classe Marblehead,
emitindo e validando os respectivos certificados de
medição e propriedade. Supervisiona e coordena
todas as regatas oficiais da classe Marblehead no
Brasil.
Marblehead
Roberto Alvarenga Assis
Coordenador da Classe Marblehead
coordenacao_classem@abvrc.com.br
MEDIDORES OFICIAIS
Andrea Bacchini
Região Sudeste
Marcelo Oliveira
Região Sul
Medidores oficiais
Caracteríticas técnicas
Comprimento do casco: 1,30 metro
Calado: 0,65m
Mastro: 2,20m
Área vélica: 5.161cm²
Peso médio: 5,00kg
Membros
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ABVRC Informa!
Atualizada em 04/04/24
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